histórico fogo


 O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, Patrimônio da Humanidade pela UNESCO desde 2001, é um dos núcleos da Reserva da Biosfera Goyaz, área considerada como a savanna de maior biodiversidade do mundo, abrigando cerca de 10 mil espécies diferentes entre animais e plantas, além de ser o maior berço de aves do Brasil.

 Perigosas queimadas ocorrem durante o período da seca, que chega a durar até 5 meses.Queimar a vegetação é o método mais rápido e barato encontrado pela população rural para limpar terrenos, mas isso não vem sendo feito de maneira responsável.  

 Sem controle, esses incêndios vão muito além das áreas destinadas e atingem enormes proporções, afetando a fauna e a flora local, prejudicando mananciais de rios e colocando em risco a vida de seres humanos e suas moradias.


Situação Atual



Em 2010 foram constatados alguns fatos preocupantes:

  • Aproximadamente 80% da área total do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros foi queimada, obrigando a organização a fechá-lo durante a temporada turística;
  • Esse incêndio começou próximo à cidade de Alto Paraíso e, como muitos outros, foi provocado por um ato criminoso;                  
  • Pela primeira vez o fogo afetou a mata ciliar, floresta mais alta e úmida ao redor de nascentes e rios que costumava servir de barreira natural para o fogo. Isso além de aumentar o alcance do fogo, pode contaminar a água da região com minerais pesados como carbono e mercúrio, entre outros;(Fonte: O Globo)
  • Casas foram completamente queimadas, obrigando seus moradores a buscarem novos lares e reconstruirem o que perderam.
  • Nossas estradas ficaram completamente cobertas de fumaça, aumentando o risco de acidentes e dificultando o acesso à região, o que acaba prejudicando o turismo;
  • Muitos acreditam que o fogo é algo "normal" do Cerrado, visto que a vegetação se regenera rapidamente com a volta das chuvas. É preciso mais informação sobre as outras conseqüências que o fogo traz para a Chapada dos Veadeiros;
Consequências das Queimadas

- Desequilíbrio do ecossistema;

Ecossistema (do grego oikos:casa + systema: sistema onde se vive). Nós moramos no Cerrado, e o sistema daqui depende da nossa harmonia  com a natureza e os seres que vivem nela. As queimadas irregulares interferem na vida dos animais e plantas da região, que precisam buscar outros lugares para viver e se alimentar, gerando um grande desequilibrio na natureza.  


- Problemas de saúde;
Durante a seca, a umidade do ar diminui muito. Com a fumaça das queimadas, essa situação piora, podendo causar infecções no nosso sistema respiratório, asma, conjuntivite, bronquite, irritação dos olhos e garganta, tosse, falta de ar, nariz entupido, vermelhidão e alergias na pele e até e problemas cardiovasculares (referentes ao coração);   

- Empobrecimento do solo a médio e longo prazo;
As queimadas alteram os nutrientes da terra, como cálcio, enxofre e potássio, além de eliminar microorganismos essenciais para a fertilização do solo. Com o tempo, o terreno perde sua capacidade de recuperação, tornando-se cada vez mais pobre para cultivo e propício a erosão, podendo afetar casas e estradas próximas. 

- Contaminação de nascentes e rios;
 O empobrecimento do solo decorrente do fogo também afeta nasçentes e lençóis freáticos, contaminando-os com minerais pesados, tornando a água imprópria para consumo humano.  

- Morte de animais silvestres incluindo espécies em risco de extinção;
 O cerrado abriga mais de 10 mil espécies diferentes, dentre elas espécies em risco de extinção, como a arara azul e o lobo-guará, entre outros. Os animais não renasçem com a volta das chuvas, muito pelo contrário. Eles perdem seus ninhos com os incêndios e precisam procurar novos lugares para morar e comer. Infelizmente nem todos sobrevivem á essa situação, e acabam morrendo. Se não mudarmos nossa postura quanto as queimadas, essas espécies podem desaparecer para sempre do nosso planeta. 

- Aumento do aquecimento global.
A ciência admite que a temperatura da Terra aumentou muito nos últimos anos e isso esta alterando muito a vida em nosso planeta. Diferentes gases são queimados em todo o mundo, poluindo e super-aquecendo a atmosfera da Terra. Incêndios tão grandes numa região tão árida e seca como a nossa contribuem para isso, agravando ainda mais um problema que envolve todos nós.


Não podemos deixar a chapada continuar queimando diante dos nosso olhos! Nossa qualidade de vida também depende disso. "Chega de Fogo Na Chapada!" busca através da arte, estimular a comunidade a se informar sobre o assunto e buscar alternativas individuais e coletivas para amenizar o problema. Precisamos preservar nosso patrimônio natural para as futuras gerações! 


É nois...Eco Nois!